top of page

Rotas da Vumba

Floresta.png

Bem-vindos ao Bosque do Lavadouro, uma pequena floresta que há séculos mantém a mesma aparência. De facto, este vale é uma janela aberta para o passado, um verdadeiro museu da natureza. A sua terra húmida e fértil proporciona as condições ideais para a proliferação de muitas espécies autóctones de flora, com especial destaque para o sobreiro e outras árvores pertencentes ao mesmo género (Quercus) - como, por exemplo, o carvalho e a azinheira salgueiros e medronheiros.

​

No fim do Inverno, podem ver-se espalhadas pelo chão centenas de bolotas, o pequeno fruto produzido pela azinheira, pelo carvalho e pelo sobreiro.

Paisagem.png

A bolota é o fruto que está na origem de uma iguaria ibérica, apreciada em todo o mundo: o presunto “Jamon Iberico”, feito a partir da carne do porco preto ibérico; esses porcos são alimentados precisamente com bolotas, fruto que confere à sua carne um sabor muito especial; por esses porcos terem as patas de cor escura o dito presunto também é conhecido como “Pata Negra”.

​

A bolota é também o alimento preferido do javali, animal regularmente avistado nesta zona.

No entanto, é muito raro ver um destes animais em pleno dia, uma vez que preferem a noite para se deslocar e procurar comida, chegando a percorrer distâncias consideráveis, que podem variar de 2 a 14 km por noite. Durante o dia, o javali é normalmente sedentário e descansa em tocas (malhadas), onde faz a sua “cama” (mancha).

bottom of page