top of page

Rotas da Vumba

Floresta.png

Neste local, a Rota da Floresta segue por um trilho centenário, utilizado pelos habitantes da aldeia do Carapinhal, para sair do vale e aceder à antiga estrada da Beira ou para afazeres nas aldeias vizinhas.

SMartinhoWB.png

Parte do traçado da estrada da Beira (E.N.17) coincide com uma via romana que ligava Coimbra a Salamanca e que transpunha o Rio Alva na Ponte da Mucela, onde ainda hoje se observam cilhares romanos utilizados na construção da ponte.

 

Aqui, na Ponte da Mucela, desde logo se fixaram as primeiras populações, como o provam as moedas e medalhas romanas encontradas nos alicerces de casas e os vestígios de lavras de minas de ouro exploradas pelos romanos.

​

Mais tarde, a antiga via romana deu lugar a uma das mais importantes vias de comunicação do nosso reino, continuando a ligar as cidades de Coimbra e Salamanca. Diz a lenda que o nome São Martinho da Cortiça deve a sua origem a um sapateiro com instinto para o negócio que vivia à borda dessa estrada e vendia sapatos de cortiça, tirando partido do tráfego constante de pessoas e da abundância de sobreiros existentes na zona.

bottom of page